Pleito apresentado pelo vereador Felipe Sobral (PP), é dado inicio na última quinta-feira, 8, pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga D’Ajuda, que começou o processo de vacinação contra o COVID-19 em farmacêuticos e auxiliares de farmácia, após decisão do Ministério da Saúde.
No dia 12 de março, através da Secretaria de Vigilância em Saúde, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica de nº57/2021, destinado aos secretários estaduais e municipais responsáveis pela imunização, que declarou trabalhadores de saúde os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de farmácia e drogarias, podendo assim serem vacinados respeitando o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Plano Nacional de Imunização.
"Começamos a fazer o levantamento do quantitativo de funcionários de farmácias e clínicas particulares daqui do município para que possamos pleitear junto ao Governo do Estado vacinas para essas categorias, tendo em vista a vacinação 100% dos funcionários de saúde do município." declarou a secretária Municipal de Saúde, Emanuelle Hora.
A demanda foi indicada ao vereador Felipe Sobral (PP) por representantes da Sicofase em Itaporanga D’Ajuda, que intermediou solicitação junto ao prefeito e secretaria de Saúde, onde foi apresentado o pedido de reconhecimento da categoria como trabalhadores de saúde.
“Solicitamos ao presidente da câmara, Felipe sobral, uma reunião, onde entregamos um ofício que mostrava a necessidade do reconhecimento dos auxiliares de farmácia e farmacêuticos como trabalhadores de saúde, que fazem atendimento a grande quantidade de pessoas, e para proteger tanto aos funcionários, quanto a comunidade de uma possível contaminação”, afirmou Eduardo Santos, proprietário da Nossa Farmácia e representante da Sicofase em Itaporanga D’Ajuda.
As farmácias e drogarias foram consideradas serviço essencial no decreto estadual de n°40.567/2020, que garantiu que o atendimento a comunidade não fosse prejudicado.
“As farmácias são importantes porque são procuradas quando as pessoas estão sentindo os primeiros sintomas de desconforto que facilmente podem ser confundidos com a gripe. Com o atendimento dos farmacêuticos e auxiliares de farmácia, estas pessoas podem ser indicadas a procurar uma unidade de saúde para um tratamento mais adequado, e após o retorno da unidades procuram estes estabelecimentos para as compras dos medicamentos orientados pelos médicos. As farmácias ainda garantiram o abastecimento de álcool em gel, máscaras e medicamentos entre outros itens importantes que foram indicados como preventivos não faltassem”, declarou o vereador Felipe Sobral.
Além dos funcionários de farmácias e drogarias, outras categorias também foram reconhecidas, na nota técnica do Ministério, como trabalhadores de saúde e assistência. Funcionários de funerárias e coveiros também entraram na lista de prioridade no Plano Nacional de Imunização.
Por Assessoria Parlamentar
Por Assessoria Parlamentar
Data:
14/04/2021